A função básica da enfermagem pode resumir-se numa só expressão: o cuidado. O cuidado com aquele ser que, no momento, encontra-se debilitado e fragilizado.
Em geral, os doentes acabam desabafando seus problemas e criam vínculo com aqueles que estão mais próximos, de onde se conclui que mais uma função do enfermeiro é ouvir, mesmo que sejam queixas, o que o seu paciente tem a dizer. Lembrando que o diagnóstico e prescrição de medicamentos será realizada somente na consulta médica.
A escola conta com enfermaria para os encaminhamentos necessários.
Pensando no bem-estar dos alunos, solicitamos aos pais as seguintes medidas:
Caso o aluno apresente alguma doença infectocontagiosa - catapora, escarlatina, rubéola, pediculose (piolho), conjuntivite e outras – não deverá vir à escola.
Solicitamos que comuniquem o ocorrido, via secretaria do segmento o mais breve possível, para que os demais pais do grupo sejam comunicados.
Lembramos aos pais ou responsáveis, que é fundamental a atualização de dados em nosso site, facilitando assim, nossa comunicação em caso de urgência e emergência.
O aluno só deve retornar à escola mediante autorização médica.
Em caso de extrema necessidade e se o aluno precisar tomar algum medicamento durante o horário escolar, os responsáveis deverão enviá-lo identificado e com orientação sobre doses e horários na agenda.
Quando a escola julgar que o aluno está muito debilitado ou colocando em risco o coletivo, solicitará o afastamento para avaliação médica.
Em caso de atendimento de urgência, a escola sempre contata primeiramente os pais ou responsáveis. Caso os mesmos não sejam localizados, acompanhamos a criança ao pronto-socorro indicado na ficha médica, pela própria família.