A partir das transformações sócioeconômicas, culturais e tecnológicas ocorridas na virada do século XXI, a Nova Escola Judaica confronta-se com novos paradigmas.
A educação judaica deverá buscar caminhos que respondam aos novos desafios e pressupõe a ideia de desenvolvimento das pessoas a partir do legado transmitido de geração a geração. Entendemos Judaísmo como uma concepção de mundo e uma vivência cultural a ser ressignificada continuamente. Para tanto, a missão da Nova Escola Judaica é formar as próximas gerações de judeus visando o fortalecimento da identidade judaica de nossos alunos e a continuidade do Judaísmo: reconhecer, compreender e interpretar a complexidade e particularidade como aspectos necessários do viver judaico.
A escola judaica tem a especificidade de ser uma das principais fontes de transmissão do legado judaico, de forma sistematizada e organizada por profissionais de educação associando conhecimento e metodologia. Os princípios que norteiam a Nova Escola asseguram o respeito à diversidade e pluralidade em um ambiente aberto à comunidade, tendo como base os valores judaicos relacionados com as diferenças culturais, étnicas, biofísicas e cognitivas.
A escola está comprometida com a educação judaica de forma que a história, tradição, cultura, filosofia, língua e valores sejam transmitidos e interpretados pelos alunos. É fundamental que a prática e o conhecimento sejam inseparáveis. A relação entre vivência e compreensão, entre continuidade e renovação devem contribuir para o aperfeiçoamento e a transformação da vida de nossos alunos e da sociedade – Tikun Atzmi, Tikun Olam. Nosso objetivo é desenvolver o sentimento de pertencer à comunidade, ao povo judeu e ao Estado de Israel.
Tomando como base os princípios acima citados e com a meta de formar alunos comprometidos com a cultura judaica e universal, tendo senso crítico e uma base sólida nas suas tradições e costumes, apresentamos uma proposta curricular pautada nas seguintes disciplinas:
Entendemos ainda que os conhecimentos desenvolvidos nestas disciplinas são considerados estruturantes para a leitura de mundo. Este currículo também propicia e garante as manifestações de práticas religiosas. Buscamos promover a apreensão e integração das várias formas de conhecimento humano, visando superar a fragmentação do saber.
Esta proposta curricular é assegurada também pela criação de um ambiente judaico que visa proporcionar um trabalho integrado com as demais áreas, reforçando a difusão e a abordagem dos valores judaicos em toda a escola, a fim de atender às necessidades dos alunos interpretadas pelos educadores.
Esta concepção tem como objetivo garantir aos alunos sua participação ativa na comunidade judaica, a permitir a compreensão do significado de ser judeu e ainda assegurar sua interação e diálogo com a comunidade e a sociedade maior.