Pêssach será em alguns dias e os ultraortodoxos de Israel estão procurando formas criativas de eliminar o chamêtz de todos os cantos.
O conselho religioso de Tiberíades (Tveria) saiu no dia 28 de março, em busca de voluntários para formar uma “Tropa do Chamêtz”. Durante o feriado de Pêssach, os voluntários deverão andar ao longo das margens do Kineret e pedir a viajantes e banhistas para que não joguem chametz na água, pois ele poderá chegar às torneiras das residências, prejudicando os judeus cumpridores da mitzvá de pessach de não comer chametz.
Os voluntários irão entregar folhetos explicando a lógica por traz deste movimento.
O Rabino Ovadia Yossef está preocupado, pois basta que joguem cerveja na água e a “cevada” chegará às torneiras das residências, por isso ele está se preparando, estocando água mineral em garrafas.
Apesar da motivação dos voluntários, seria muito difícil, quase impossível controlar 24 horas por dia, 7 dias por semana os cerca de 200 quilômetros do kineret, frequentada por milhares de turistas durante os feriados, especialmente quando alguns deles não são membros da religião judaica ou não cumprem a kashrut.
“Infelizmente a extração da água do Kineret (Mar da Galiléia) não cessará no período de Pêssach e por isso gostaríamos de conscientizar a população”, diz o Rabino Ovadia.
Liron Kotler Becher – Israel al hakav
Artigo do jornal Maariv do dia 28.03.2012 .
------------------------------------------------
1. Chametz é qualquer comida feita de grãos e água que foi deixada fermentar ou crescer.
Ao fugir do Egito, os judeus não teriam tido tempo de deixar o pão fermentar, sendo obrigados a levar Matzá, que pode ser descrita como um biscoito não fermentado.
Para comemorar o Pêssach e relembrar a Saída do Egito, os judeus devem se abster de comer e mesmo possuir qualquer comida baseada em grãos e água fermentados, usando apenas Matzá.
2. Kashrut, refere-se às leis alimentares do judaísmo. A comida, de acordo com a halachá (lei judaica) é chamada de kasher, que significa "apropriado" (neste caso, próprio para consumo pelos judeus, de acordo com a lei judaica).