Quem olha em direção ao horizonte logo após o pôr do sol, em Israel, podera observar estes dois planetas brilhantes, se aproximando a cada dia.
Venus é o mais brilhante entre os dois e é o planeta mais próximo da Terra (atualmente, cerca de 130 milhões km.), bem como do sol e por este motivo ele é o mais brilhante entre os planetas.É um planeta semelhante em seu tamanho à Terra, mas é cercado por uma grossa camada atmosférica o que faz com que a temperatura seja insuportável. Vênus aparece, normalmente, à noite, porém nesta época do ano, podemos observá-lo também de manhã.
Júpiter é o maior dos planetas e seu diamentro é 11 vezes maior que a Terra.
Júpiter esta atualmente a cerca de 830 milhões km da Terra e só podemos ver seu brilho por ser imenso.
Vênus se move mais rápido e alcançará Júpiter e se juntará a ele no dia 13 de março. Como isso ocorrerá no momento em que os dois planetas se esconderem no horizonte ocidental,o fenômeno também poderá ser visto no dia seguinte.
A partir do dia 25 de março, a lua também se juntará a eles e no dia seguinte aparecerá entre Júpiter e Vênus.Após este acontecimento, Venus se distanciará do sol para o leste, enquanto Júpiter gradativamente perderá altitude até juntar-se com o sol.
Rua Inhaúma, 315
Barra Funda - São Paulo, SP
Segunda a sexta, das 8h às 17h
© 2022 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.