A proposta CTC (Ciência e Tecnologia e Criatividade), desenvolvida pelo Instituto Sangari tem como pressuposto o desenvolvimento de atitudes de investigação.
As unidades temáticas são modulares, garantindo a flexibilidade para a inserção em nosso projeto de trabalho.
No inicio de cada tema, há uma pergunta que instiga a turma a saber mais. Percebe-se que há um estudo sério nesse ponto, uma vez que, muitas das questões são abrangentes sem ser genéricas ou apenas opinativas. É possível com isso selecionar e ordenar as informações para respondê-la.
Para iniciar a procura da resposta, são mostradas imagens, vídeos que aproximam a turma do assunto tratado. Na sequência, são sugeridas atividades experimentais, que exercitam várias habilidades, voltando-se a pergunta inicial para perceber o grau de argumentação dos alunos. Também são feitos registros dos procedimentos e resultados obtidos no Diário de Ciências.
As aulas são fechadas com textos sobre o tema com a possibilidade de utilizar a seção saiba mais. Esses textos como também a imagem da abertura possibilitam a integração com outros componentes curriculares.
Percebemos que nessa trajetória, nossos alunos estão adquirindo postura de “pequenos cientistas”, buscando respostas para as situações problema impostas e extrapolando o que aprenderam para outras situações da vida.
É interessante observar que a aplicação dessa metodologia leva a ampliação do interesse de nossos estudantes, minimizando os problemas disciplinares. Há envolvimento e trocas ricas, favorecendo a construção do conhecimento científico.
Dessa forma, deixaremos algumas fotos do trabalho desenvolvido por nossos professores e alunos.