Projeto Sangari

Data de publicação: 06/05/2011

A proposta CTC (Ciência e Tecnologia e Criatividade), desenvolvida pelo Instituto  Sangari tem como pressuposto o desenvolvimento de atitudes de investigação.

As unidades temáticas são modulares, garantindo a flexibilidade para a inserção em nosso projeto de trabalho.

No inicio de cada tema, há uma pergunta que instiga a turma a saber mais. Percebe-se que há um estudo sério nesse ponto, uma vez que, muitas das questões são abrangentes sem ser genéricas ou apenas opinativas. É possível com isso selecionar e ordenar as informações para respondê-la.

Para iniciar a procura da resposta, são mostradas imagens, vídeos que aproximam a turma do assunto tratado. Na sequência, são sugeridas atividades experimentais, que exercitam várias habilidades, voltando-se a pergunta inicial para perceber o grau de argumentação dos alunos. Também são feitos registros dos procedimentos e resultados obtidos no Diário de Ciências.

As aulas são fechadas com textos sobre o tema com a possibilidade de utilizar a seção saiba mais. Esses textos como também a imagem da abertura possibilitam a integração com outros componentes curriculares.

Percebemos que nessa trajetória, nossos alunos estão adquirindo postura de “pequenos cientistas”, buscando respostas para as situações problema impostas e extrapolando o que aprenderam para outras situações da vida.

É interessante observar que a aplicação dessa metodologia leva a ampliação do interesse de nossos estudantes, minimizando os problemas disciplinares. Há envolvimento e trocas ricas, favorecendo a construção do conhecimento científico.

Dessa forma, deixaremos algumas fotos do trabalho desenvolvido por nossos professores e alunos.

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionados


{{galery.descricao}}

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua Prof. Walter Lerner, 315
(antiga Rua Inhaúma)
Barra Funda - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a sexta, das 8h às 17h

(11) 3824 0788
(11) 5116-5050

© 2023 - Colégio Renascença - Sociedade Hebraico Brasileira Renascença | Todos os direitos reservados.