Parashat Kedoshim

Data de publicação: 26/04/2014

A Parashat Kedoshim inicia-se com uma ordem genérica: que toda a nação de Israel seja santa, imitando a suprema santidade do próprio D'us. Logo depois, há uma lista de mitsvot, através das quais podemos atingir a almejada santidade, abrangendo uma grande variedade de assuntos, tanto mandamentos positivos como inferências negativas, tanto do nosso relacionamento ímpar com D'us, quanto do nosso convívio com o próximo.

Recebemos ordens de temer nossos pais, guardar o Shabat e não adorar ídolos. Somos instruídos a deixar várias doações de nossa colheita para os pobres e oprimidos, incluindo o canto do campo e os feixes que caíram por acaso ao serem ajuntados. Devemos manter a justiça, fazer negócios honestos, não praticar a maledicência e, de forma geral, ter pelos outros a mesma consideração que temos por nós mesmos.

Em seguida, há uma descrição de várias categorias de kilayim (misturas proibidas) – hibridação de animais e plantas, vestir shaatnez (mistura de lã e linho em uma mesma roupa) e a mitsvá de orlá – a proibição de se consumir frutas durante os primeiros três anos após o plantio de uma árvore.

A parashá é encerrada com o mesmo mandamento que a iniciou: para que sejamos um povo santo e distinto dentre as nações do mundo.

Estamos no período entre os dias de Pêssach e Shavuot – a Sefirat Haômer, o intervalo de sete semanas no qual o povo judeu se purgou dos costumes idólatras egípcios e preparou-se para receber a Torá no Monte Sinai. Da mesma foram, devemos inventariar nossas próprias atitudes e valores de acordo com os parâmetros éticos e morais ensinados ao mundo pela Torá. Se nos lembrarmos disso, então seremos verdadeiramente uma luz entre as nações e um povo santo.

Shabat Shalom!
Morá Marcia

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionados


{{galery.descricao}}

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua Prof. Walter Lerner, 315
(antiga Rua Inhaúma)
Barra Funda - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a sexta, das 8h às 17h

(11) 3824 0788
(11) 5116-5050

© 2023 - Colégio Renascença - Sociedade Hebraico Brasileira Renascença | Todos os direitos reservados.