Purim

Data de publicação: 04/03/2022

Prezados pais e responsáveis,

A festa de Purim se aproxima. Em Purim comemoramos a salvação dos judeus persas do plano de Haman, que queria exterminá-los, na Pérsia. Esta festa se caracteriza pela leitura de meguilát Ester (pergaminho de Ester), pela distribuição de presentes aos pobres, pela troca de comestíveis e por costumes que incluem o uso de fantasias. O nome "Purim" tem origem na palavra hebraica "pur", que significa "sorteio". Este era o método usado por Haman, o primeiro-ministro do Rei Achashverosh da Pérsia, para escolher a data na qual ele pretendia massacrar os judeus do país.

Assim como em todas as festas judaicas, Purim tem início no pôr-do-sol da véspera do dia do calendário comum.

Face ao cenário global, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, refletimos sobre a manutenção de comemorações internas. Mas Purim traz uma mensagem importante: inverter a sorte. Mudar o que é ruim e transformar em bom. Nesse sentido, optamos por proporcionar à comunidade escolar a alegria característica da festa. Na esperança de que a guerra tenha fim e seja substituída por tempos de paz.

No Renascença comemoraremos Purim no dia 17/3 (quinta-feira) e, para tornar nossa comemoração interna ainda mais alegre, convidamos toda a comunidade escolar a se fantasiar. Alunos e colaboradores unidos, participando das atividades especialmente planejadas para a festa.

Contamos com vocês e desejamos desde já Purim sameach.

Atenciosamente,

Marli Ben Moshe
Diretora da Área Judaica

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionados


{{galery.descricao}}

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua Inhaúma, 315
Barra Funda - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a sexta, das 8h às 17h

(11) 3824 0788
(11) 3181 7001

© 2022 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.