Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)

Data de publicação: 30/04/2021

Prezados pais e responsáveis,

Apresentamos, a seguir, a pauta da reunião realizada entre a coordenação do Fundamental Anos Finais e Ensino Médio e os pais. Solicitamos lê-la com atenção.

Vivemos um período complexo e desafiador e temos que lidar com os efeitos deste tempo. É importante destacarmos esse contexto, uma vez que ele interfere diretamente na rotina escolar. E é necessário compartilharmos essa responsabilidade com vocês, famílias.

No ano de 2020 toda a comunidade escolar teve que se adaptar às aulas remotas. A escola entrou dentro dos lares e, apesar da distância física, o cotidiano escolar nunca ficou tão próximo. 

Nossa expectativa para 2021 era de retorno presencial. Não foi possível. Novo desafio para vencermos: aulas síncronas, em novo formato.

Sobre ele, pontuamos alguns aspectos:

1. Aulas síncronas envolvem alunos integrados, na escola e em casa, pela plataforma Zoom. O que isso significa, na prática?

a) Para as aulas síncronas cabe ao professor, em classe, organizar os alunos presentes, logar na plataforma e ingressar. Em seguida, realizar um segundo login para acessar os documentos que serão compartilhados. Esses procedimentos demandam tempo, portanto, a admissão dos alunos remotos pode demorar um pouco mais do que o esperado. Não é necessário entrar em contato com a escola para informar a respeito.

b) A admissão de alunos após o início da aula interfere no trabalho do professor, que administra, simultaneamente, alunos presentes no Colégio e os que se encontram em aulas remotas - dois ambientes diferentes. Reforçamos o pedido de evitar atrasos, pois, uma vez iniciada a aula, o foco do professor passa a ser a continuidade dela. 

Cabe informar que, a partir de 1º de maio, a admissão de alunos atrasados não será de responsabilidade dos professores, mas, sim, da assistente de coordenação, que precisará ser notificada sobre problemas de conexão e instabilidade na rede. 

c) Reiteramos a importância da manutenção de câmeras abertas durante as aulas para que a comunicação entre as partes aconteça.

2. Participação dos pais 

a) As aulas síncronas e remotas são de acesso público. Porém, o espaço da sala de aula, ainda que virtual, é um espaço de interação entre alunos e professores e não deve ser prejudicado pelo acesso ou intervenção de pais ou familiares. 

b) O espaço da sala de aula é imprevisível. Apesar do planejamento, é impossível prever algumas situações que possam ocorrer. Não podemos controlar o uso de jogos eletrônicos, conversas por Whatsapp ou outras atividades que os alunos estejam praticando durante o decorrer das aulas.

c) O professor é o responsável por administrar a sala de aula. Cabe a ele organizar as falas entre os alunos (presenciais ou remotos). Não é possível atender a todos ao mesmo tempo e algumas vezes o aluno terá que esperar, o que faz parte do processo de aprendizagem. 

3. Comunicação família/escola

Solicitamos utilizar os canais institucionais para a comunicação entre a família e a escola e evitar o uso do Whatsapp. É importante que os pais reflitam sobre o que comunicar. Almejamos educar para a autonomia, na qual o esperado é que os próprios alunos se posicionem quando não entenderem a lição, quando o áudio estiver com problemas ou quando a imagem não estiver legível. Também existe a possibilidade de o professor não responder de imediato. É importante aguardar o tempo necessário para que os encaminhamentos sejam resolvidos. 

4. Presença nas aulas

A presença nas aulas é obrigatória e, portanto, há registro de faltas. O que é facultativo é a participação presencial. Há alguns alunos que faltam sistematicamente. Cabe à escola comunicar à família o excesso de faltas e suas consequências.

5. Participação dos alunos em sala de aula

a) Participar da aula é saber ouvir professores e colegas, registrar, proceder às correções, atuar nos trabalhos em grupo e formular perguntas ou tirar dúvidas no momento adequado. Essas posturas contribuem para a aprendizagem dos alunos e diminuem o nível de ansiedade. 

b) É função da escola atuar na socialização dos alunos. Ao frequentar a escola, o aluno sai do ambiente familiar e passa a conviver com um universo maior de pessoas. Faz amigos, acrescenta colegas, vive crises e conflitos. Se identifica (ou não) com alguns professores. Aprende a obedecer regras que não fazem parte da vida doméstica, o que garante uma melhor adaptação da vida em sociedade. Quando as famílias intervêm nas relações que acontecem na escola, o amadurecimento de seus filhos fica comprometido.


A relação família - escola é baseada na confiança que se fortalece quando os pais compreendem o papel e o funcionamento da escola. Esperamos que essas orientações/explicações tragam maior tranquilidade às famílias e permitam que professores possam trabalhar com calma para manter um vínculo saudável com seus alunos. 

Contamos com o apoio de todos.

Coordenação/Direção

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