Ensino Fundamental Anos Iniciais

Data de publicação: 26/05/2020

São Paulo, maio de 2020.

Prezados pais, 

Após o período das férias antecipadas, iniciamos nossas aulas on-line com muito comprometimento e entusiasmo. Alunos e professores em frente às telas, esforçando-se e dando o seu melhor! As famílias, nossas parceiras, participando como tutoras, com funções específicas para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível dentro de suas casas, como: a organização do ambiente, o equipamento e o material necessários para as aulas e o cumprimento dos horários estabelecidos.

Essa rotina é importante e necessária para que os alunos adquiram ritmo de trabalho e possam desenvolver os conteúdos previstos, além de aproveitarem o contato social com professores e colegas. Temos clareza de que as aulas remotas exigem concentração e disciplina diferenciadas. Estamos em um período de exceção e isso é temporário. 

Enquanto não retomamos nosso cotidiano, vemo-nos diante de mais um desafio: a avaliação de aprendizagem on-line. Em primeiro lugar, destacamos que a avaliação de nosso Colégio é processual. Avaliar para aprender é a nossa maneira de conduzir a avaliação da aprendizagem.

Para isso, fecharemos o 1º trimestre em 5 de junho seguindo os passos abaixo:

  • Os professores analisarão todas as atividades produzidas pelos alunos desde o início do ano com o objetivo de concluir a primeira etapa do ano letivo, de reorientar e conduzir a continuidade do processo de aprendizagem com elaboração de estratégias cada vez mais eficientes que atinjam a todos os alunos em relação ao conteúdo a ser trabalhado.
  • As atividades avaliadas serão diversificadas: lista de exercícios, produção de texto, relato oral e escrito, roteiro, leitura dirigida, devolução e postagem das diferentes produções solicitadas no portal do Colégio, entres outras a serem definidas pelos professores dependendo da faixa etária dos alunos.
  • A autoavaliação será outro instrumento utilizado para que o aluno possa pensar sobre o seu processo de aprendizagem, refletindo junto aos professores sobre suas conquistas, inseguranças e preocupações.
  • Feedbacks e orientações constantes sobre o desempenho do aluno serão realizados durante o processo, por meio de atendimentos individualizados. O diálogo entre professor, aluno e família é fundamental para que a localização do que é necessário retomar, seguir, aprimorar e conquistar aconteça de forma efetiva.
  • Não realizaremos, neste momento, avaliações trimestrais que tenham peso diferenciado na composição da nota. Avaliaremos o processo e os instrumentos de maneira igualitária.

No fechamento do 1º trimestre, entregaremos para as famílias um relatório individual e realizaremos atendimento aos pais com os professores polivalentes por meio de agendamento prévio, utilizando a plataforma Zoom (enviaremos comunicado específico para o agendamento).

O Boletim com notas do 1º trimestre sairá dia 17 de junho para alunos de 4º e 5º anos.

A nota do 3º ano ficará em aberto até a volta das aulas presenciais, já que é a primeira vez que eles terão as notas em boletim e queremos explicar e acompanhar esse processo de forma presencial. 

Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais/Direção



Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionados


{{galery.descricao}}

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua Inhaúma, 315
Barra Funda - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a sexta, das 8h às 17h

(11) 3824 0788
(11) 3181 7001

© 2020 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.