Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio

Data de publicação: 30/04/2020

São Paulo, 30 de abril de 2020

Prezados pais e queridos alunos,

Aguardamos ansiosamente o retorno às aulas, no dia 4 de maio próximo, após período de férias. Não exatamente como gostaríamos que fosse, uma vez que nosso retorno será on-line. As determinações de distanciamento social ainda vigoram no estado de São Paulo e, portanto, devemos continuar nos adequando a essa realidade.

Gostaríamos que soubessem que, para nós, o dia a dia na escola, com toda a sua complexidade, é de uma riqueza sem igual e nada o substitui por completo! E por isso estamos sentindo tanta falta. Todo o processo escolar envolve socialização, processos de interação e ensino-aprendizagem, convívio social e muita afetividade. É no cotidiano das relações entre professores e alunos, entre alunos e gestores, entre os próprios alunos e entre família e escola que há o desenvolvimento dos indivíduos do ponto de vista intelectual e socioemocional. 

Por outro lado, se estamos privados do contato físico neste momento, não nos isentamos de continuar cumprindo, com excelência, nossa atividade educativa, utilizando recursos tecnológicos disponíveis para esse fim. Nos esforçamos para oferecer aulas remotas de imediato. Não podemos deixar de apontar que isso só foi possível por contarmos com um Departamento de TE (Tecnologia Educacional) que prontamente ofereceu o suporte necessário para a transição de aulas presenciais a aulas on-line e por contarmos com uma equipe de professores e gestores conhecedora dos recursos tecnológicos disponíveis. Além de nossos alunos, que se superaram para, rapidamente, se adaptar a uma nova rotina, nem sempre fácil. 

Caminhamos, agora, para um segundo momento, que é de aperfeiçoamento do trabalho realizado antes das férias de abril. Para tanto, contamos com a parceria e colaboração de cada um de vocês e informamos:

1. Ano letivo, carga horária e aulas on-line

Do ponto de vista do número de dias letivos e carga horária estamos atendendo integralmente a legislação vigente.

Enquanto não retornarmos à normalidade social, manteremos as aulas remotas (ao vivo) e as propostas de atividades, utilizando o Classroom, o portal e o Zoom, recursos tecnológicos já conhecidos por nossos alunos de Ensino Fundamental - anos finais e do Ensino Médio. Já a partir do dia 6 de maio (quarta-feira), os alunos passarão a ter aulas remotas às segundas e quartas-feiras à tarde, cumprindo integralmente o horário de aulas escolar.  

Para melhor organização das aulas on-line, aperfeiçoamos a forma de os alunos acessarem as aulas no Zoom. Para tanto, basta clicar no link referente ao ano/série correspondente e, em seguida, na aula correspondente. 

- 6º ano do Ensino Fundamental (anos finais)
- 7º ano do Ensino Fundamental (anos finais)
- 8º ano do Ensino Fundamental (anos finais)
- 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais)
- 1ª série do Ensino Médio
- 2ª série do Ensino Médio
- 3ª série do Ensino Médio


2. Presença nas aulas on-line

Destacamos a importância da presença dos alunos durante as aulas on-line. Elas são consideradas aulas dadas e seus conteúdos registrados. Os professores estão orientados a fazer chamada em cada uma delas.


3. Avaliações e fechamento do 1º Trimestre

3.1. Diante do momento excepcional, as avaliações de fechamento do 1º trimestre realizar-se-ão on-line, entre os dias 18 e 25 de maio. O calendário de avaliações, bem como orientações mais específicas, serão enviados previamente.

3.2. O primeiro trimestre, portanto, será prolongado até 30 de maio e as notas finais do 1º trimestre estarão disponíveis on-line em 5 de junho (sexta-feira).

4. Núcleo de Apoio à Aprendizagem (Apoio Pedagógico)

As aulas de apoio, neste período de isolamento social, acontecerão no formato de plantão de dúvidas remoto (ao vivo). Os professores do apoio estarão disponíveis para auxiliar os alunos na realização das tarefas propostas e/ou tirar dúvidas pontuais. Orientamos que os alunos respeitem os horários sugeridos para seu ano/série.



5. Estudos de meio 

Diante do momento de incertezas que vivemos e da impossibilidade de fazermos qualquer previsão segura de viagens, consideramos prudente suspender os estudos de meio previstos para o ano letivo, com possibilidade de saídas futuras menores com duração de um dia, para enriquecer o projeto pedagógico.


6. Relacionamento família-escola 

À medida em que a escola deixou de ser, momentaneamente, uma referência física, é compreensível que este seja mais um fator de estresse para algumas famílias. 

Destacamos o quanto isso pode ser observado em outra perspectiva, uma vez que nunca tivemos tão dentro da casa de cada um de vocês! Toda manhã, cada um de nossos professores está na tela dos computadores interagindo com seus filhos, ensinando, debatendo. 

Todos os alunos, em seus grupos de WhatsApp, comunicam-se diretamente com a coordenação a qualquer necessidade ou dúvida. Os pais, através de seus representantes, têm comunicação direta com a direção da escola. 

Lembramos, ainda, dos seguintes canais de atendimento:

  • Mirian Bizzio - assistente de coordenação. Tel: 3824-0788 R: 3303
  • Ensino Fundamental - anos finais - Alexandro A. Pereira (Alex). Tel: 3824-0788 R: 3302
  • Ensino Médio - Glaucimara Baraldi. Tel: 3824-0788 R: 3401
  • Direção Geral e Judaica - Patrícia M. Silva Frankenstein. Tel: 3824-0788 R: 1100

Momentos de crise são, no geral, muito desafiadores e, por isso mesmo, de muito crescimento. Nossas crianças e jovens têm o privilégio de estarem cuidados e poderem passar por esse momento de forma assistida tanto pelas famílias quanto pela escola. Tudo isso vai passar e nossa parceria sairá fortalecida. Assim acreditamos!

Ao final, despedimo-nos, colocando-nos à disposição e convidando vocês para clicar aqui e assistir ao vídeo que produzimos aos nossos alunos. 

Atenciosamente,
Direção e Coordenação de Ensino Fundamental - anos finais e Ensino Médio 

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionados


{{galery.descricao}}

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua Inhaúma, 315
Barra Funda - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a sexta, das 8h às 17h

(11) 3824 0788
(11) 3181 7001

© 2019 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.