Descrição da festa
Pessach, vem de passach – saltar, pular, lembrando a passagem de D’us sobre as casas dos judeus no Egito, poupandoos das pragas que lançou sobre os egípcios. Pessach é uma festa ligada à formação do povo de Israel - de “bnei Israel”, tornamo-nos “am Israel”, tendo à frente o líder Moisés. Um dos valores característicos de Pessach, importante ressaltar, é o valor da liberdade para um grupo de pessoas que vivia sob o jugo do Faraó no Egito, e que continua sendo atual, valor tanto particular como universal.
A festa de Pessach – celebrada por 8 dias, quando fora de Israel, e 7, em Israel – possui, como ponto central, a realização do seder, jantar especial que, pela simbologia, conta toda a história da escravidão e da conquista da liberdade. A realização do seder; que significa ordem, é um jantar que segue uma ordem determinada, contando a história da saída do povo judeu do Egito, atende à máxima da hagada, “vehigadeta levincha” – “e contarás ao seu filho”. As crianças têm papel importante e cabe a elas a realização das kushiot, as perguntas que constam da Hagada.
Apesar do seder ser geralmente longo, se comparado a outras refeições familiares, vários costumes realizados neste fazem com que as crianças fiquem atentas e não durmam: mostrando e abençoando os alimentos simbólicos da keara de Pessach, bebendo os quatro copos de vinho, separando mais um para Eliahu Hanavi, entoando canções alegres, procurando o afikoman, escondido durante o seder e lendo nas hagadot, geralmente ilustradas e coloridas.
Conceitos importantes
seder Pessach: refeição de Pessach
kearat haPessach: prato de Pessach
leil hasseder: noite da comemoração
iain: vinho
Chag HaPessach: festa de Pessach
kos Eliahu Hanavi: taça do Profeta Elias
Chag Haaviv: festa da primavera
arba kossot: quatro taças
Chag Hamatzot: festa de pães ázimos
matza/ot: pão/ães ázimo(s)
Chag Hacherut: festa da liberdade
afikoman: matza escondida
chag sameach: Boas festas!
beitza/im: ovo(s)
Hagada shel Pessach: livro de rezas de Pessach
charosset: purê - maçã e nozes
kushiot: perguntas de Pessach
zroa: osso
kasher lePessach: kasher
karpas: salsão
*bdikat e *biur chametz: Verificação de fermentados
maror: raiz forte
esser hamakot: 10 pragas
chazeret: erva amarga
eved/avadim: escravo(s)
egozim: noz/es
teva: cesto de Moisés
sne boer (baesh veenenu ukal:
sarça ardente (que não queima)