Descrição da festa
*Tu Bishvat é, em Israel, o “aniversário” oficial das árvores, comemorado no décimo quinto dia do mês de shvat. A data do ano novo das árvores foi designada por chachamenu (nossos sábios) de Israel em Tu Bishvat, seguindo sua observação à natureza. Após observar o clima e sua influência sobre a natureza, repararam que, em Israel, no mês de shvat, chovia o maior volume, comparando à quantidade do ano inteiro, e que, nesta época, as árvores, tendo absorvido a água das chuvas do ano anterior, começariam novamente a florescer e a dar frutos.
Tu Bishvat é considerado o início do ano das árvores, pois é o ponto médio do inverno em Israel: a força do frio diminui, a maioria das chuvas do ano já caiu e a seiva das árvores começa a subir. Como resultado, os frutos começam a se formar. A fruta que já estava madura antes de Tu Bishvat foi nutrida na estação chuvosa anterior.
O cálculo dos anos de uma árvore é necessário para a realização das diversas mitzvot da Tora:
maasrot – o dízimo dos frutos de cada ano;
orlo – proibição de comer frutas de árvores nos três primeiros anos;
revai – redenção dos frutos no quarto ano;
shmita – o ano sabático.
Este dia possui um significado especial, pois o ser humano é comparado à árvore, conforme escrito na Tora: “Pois o homem é como uma árvore no campo”. A árvore está constantemente crescendo e, assim, devemos nós também crescer; a árvore produz frutos e, assim, devemos também produzir frutos. Em Tu Bishvat, devemos renovar nosso crescimento pessoal, assim como as árvores que começam a retirar umidade da terra:
raiz = em conexão à
fonte = fé
tronco, corpo principal = estudo e cumprimento da Tora
fruto, o resultado = influência positiva.
Conceitos importantes
etz: árvore
shoresh: raiz
gueza: tronco
anaf(im): galho(s)
ale/im: folha(s)
pri/perot: fruto/a(s)
perach/prachim: flor(es)
garin(im): grão(s)