Descrição da festa
A festa de Chanuka é rica em conteúdos, símbolos, jogos e brincadeiras para a criança e para toda a família. Ao pesquisarmos as origens da festa de Chanuka, a Festa das Luzes é comemorada de acordo com o calendário judaico, no final do mês, em 25 de kislev, quando escurece mais cedo (em Israel) e não aparece a luz da Lua. No calendário judaico, é o dia em que a noite é a mais longa do ano, e o dia, mais curto.
A Festa de Chanuka ressalta dois conteúdos importantes: a luta de uma minoria - os judeus liderados pelos Makabim, contra os gregos, uma maioria dominante e poderosa - e a vitória espiritual da fé judaica contra a cultura helenista, por meio do milagre do jarro de azeite que durou oito dias, daí o costume de acender a chanukia durante oito dias. O principal aspecto desta festa é a cerimônia de acender as velas toda noite – uma na primeira noite, duas na segunda, e assim por diante, para recordar o milagre no Beit Hamikdash, o Templo Sagrado.
*O aspecto religioso
A santidade da festa deriva do aspecto espiritual da vitória, e do milagre “do jarro de azeite”, quando uma pequena quantidade de óleo de oliva consagrado, que bastava para manter o candelabro aceso por um dia, durou oito dias.
Conceitos importantes
kad (shemen): jarro (de azeite)
leviva/ levivot: bolinho(s) de batata frito
Chanuka: inauguração
makabim: Macabeus
chanukia: candelabro de 8 braços + 1
ner/nerot: vela(s)
*chanukia kshera: candelabro que segue os preceitos
sevivon/ svivonim: pião/ões
Chashmonaim: chashmoneus
shamash: vela ‘zeladora’
dmei Chanuka: dinheiro de Chanuka
shemen zait: azeite de oliva
Iehuda Hamakabi: Judá, o Macabeu
sufgania/ sufganiot: sonho(s)