Descrição da festa
A festa de Sukot, é festejada no mês de tishei, o primeiro mês do ano judaico. Este chag, que ocorre no dia 15 deste mês, é festejado durante sete dias, e é uma das três festas chamadas de shalosh regalim (as três festas), juntamente com Pessach e Shavuot, pois o povo de Israel subia “a pé”, isto é, peregrinava até o Beit Hamikdash (Grande Templo), em Jerusalém.
Sukot é caracterizada por ser uma festa alegre - alegria geral do povo e alegria interna da família, que ocupa um lugar especial entre as festividades. Em Sukot, costuma-se visitar ou mesmo habitar a suka, durante sete dias, como recordação da época em que bnei (o povo de) Israel, vagou pelo deserto, ao sair do Egito. Com o passar dos anos, a suka recebeu um significado mais espiritual, e tornou-se o símbolo da PAZ, da esperança de paz em todo o mundo. Shmini Atzeret (oitavo dia de reunião solene do povo) era, na Antigüidade, o último dia dos dias de sacrifício de Sukot, dia em que o povo de Israel se permitia fazer pedidos pessoais a D’us.
*O aspecto religioso
Nos dias de hoje, em Shmini Atzeret, vamos à sinagoga, onde ouvimos a prece das chuvas. Neste dia, também rezamos o Izkor (reza de recordação dos entes falecidos). Esta oração é feita em quatro ocasiões: Iom Kipur, no último dia de Pessach, no segundo dia de Shavuot e em Shmini Atzeret. A ligação do povo de Israel com sua terra e a ligação entre o povo judeu e seu passado histórico revelam o aspecto religioso da festividade. Relembra a época em que os judeus vagavam pelo deserto do Sinai, e tinham a proteção de D’us, por meio de ananei hakavod (nuvens de glória), que os cercavam e pairavam sobre eles, protegendo-os dos perigos e desconfortos do deserto.
Conceitos importantes
chag sameach: Boas festas!
suka; sukot: cabana(s)
*suka kshera: cabana apta, adequada
sukat shalom: cabana da paz
schach: folhagem
*hidur mitzva: elevação do preceito
leishev (ieshiva) bassuka: sentar na suka
vessamachta bechaguecha: que você festeje esta ocasião, e que seja feliz!
arbaat haminim - etrog, lulav, hadas e arava: 4 espécies - cidra, tamareira, mirto e salgueiro
ushpizin: recepção de visitas
*tfilat halel: prece de louvor
*tfilat hagueshem: oração da chuva
Shmini Atzeret