Prédica da semana

Data de publicação: 14/05/2015

Referente à 10/07

Pinchas 5775

Na semana passada, na parashá Balak, estudamos que Deus ficou furioso com uma parte dos israelitas, pois além de ter relações em público com jovens moabitas, adoravam outros deuses!

Pinchas tomou uma lança em sua mão, foi atrás do israelita e atravessou-o, junto com a jovem, pelo ventre.

No mesmo instante cessou a mortandade entre os israelitas. Mas 24 mil israelitas faleceram e Pinchas zelou por seu Deus. 

Pinchas pegou em armas para cumprir a ordem divina. Ao matar o jovem casal que causara o furor divino e provocou uma matança entre o povo, Pinchas alcançou a paz.

Tanto nos tempos antigos como nos tempos atuais, o excesso de zelo pode se transformar em fanatismo religioso, pode nos tornar incapazes de nos colocarmos no lugar do outro, incapazes de cumprir a mitzvá de amar ao próximo como a si mesmo.

Porque o fanático, muitas vezes na sua ânsia de zelar pelo Nome de Deus, perde a capacidade de enxergar o outro. E por conta desta incapacidade, deixa de buscar a paz e passa a persegui-la.

Lemos nos Salmos: “Pinchas, porém, levantou-se contra esse comportamento e fez justiça com as próprias mãos, fazendo cessar a praga”. Justiça com as próprias mãos??

Os fanáticos de hoje em dia também estão convictos de que, através de seus atos, alcançarão a paz para todos. Nem que seja ao fio da espada. Nem que seja forçada.

Estamos fartos de ver isso acontecendo ao redor do mundo. Os fanáticos do Estado Islâmico perseguem a paz matando furiosamente os “infiéis”.

Fanáticos religiosos de outras crenças atiram pedras nos “pecadores” e buscam convencer o mundo de que, fora da sua crença, não há salvação.

Todos estes perseguem a paz. Nenhum deles busca a paz de fato. Porque paz sem bondade é como a paz alcançada por Pinchas: uma paz ferida, imperfeita, fanática, falsa. 

Enfim, assim como Aarão buscava a paz há mais de 3 mil anos, façamos como afirmou John Lennon há quase 50 anos: Tudo o que estamos dizendo é: dêem uma chance à paz. 

Shabat Shalom

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionadas

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua São Vicente de Paulo, 659
Santa Cecília - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 17h

(11) 3824 0788

© 2017 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.