Prédica da semana

Data de publicação: 14/05/2015

Referente à 17/04

EMOR 5775

EM KIDUSHIN, Na semana passada, estudamos na Torá que Deus ordenou a Moisés para falar ao povo: “Sejam santos porque Eu sou Santo”. Esta semana, “O Eterno disse a Moisés: ‘EMOR (Fala) aos sacerdotes, filhos de Aharon… sejam santos para o seu Deus…”

 Uma maneira de compreendermos isso é que um sacerdote deve se esforçar, dia a dia, para se aproximar da condição de santidade de modo coerente com a posição que ocupa no cenário da vida religiosa – e decididamente, de pessoas consideradas líderes espirituais esperamos um pouco mais do que o usual.

Para ser santo, um líder espiritual precisa assumir mais deveres, principalmente morais e éticos, a fim de servir de exemplo para sua comunidade.

Conforme explica o Talmud, para espalhar a paz pelo mundo não podemos nos ver simplesmente como filhos de Deus (banaich, Seus filhos); mas sim como verdadeiros pedreiros, bonaich (Seus construtores), construtores de Deus.

Um reino de sacerdotes… se Deus espera que cada um de nós seja um sacerdote, e que assim sejamos um povo santo, então devemos cobrar de cada um de nós o mesmo esforço por uma vida mais santificada que exigimos dos nossos líderes espirituais.

A Torá parece nos dizer que cada um de nós, cada judeu e judia, deve se esforçar, dia a dia, para fazer um pouco mais na busca pela santidade. Este é um caminho árduo, cheio de subidas e descidas, de alegrias e tristezas, de vitórias e decepções, mas é o caminho a ser seguido.

O que Deus, afinal de contas, espera de nós? Que a cada dia nos esforcemos uma pouco mais para alcançarmos uma vida cada vez mais plena e significativa.

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionadas

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua São Vicente de Paulo, 659
Santa Cecília - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 17h

(11) 3824 0788

© 2017 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.