Prédica da semana

Data de publicação: 14/05/2015

Referente à 27/03

Acharei mot e Kedoshim - 5774

Nesta semana de Acharei mot e Kedoshim lemos um mandamento geral dirigido para toda a congregação dos filhos de Israel, sem distinção: homens e mulheres, crianças e adultos: “Sejam santos – porque Eu, o Eterno seu Deus, Sou santo”.

Há inúmeros mandamentos na Torá, alguns “sims” e muito mais “nãos” nesta leitura, mas três versículos chamam a atenção; eles nos fazem santos não por nos separar, mas sim por nos conectar com quem vive conosco:

“Não ande com fofocas entre o seu povo; não seja indiferente quando o seu próximo estiver em perigo.”

“Não odeie o seu irmão em seu coração; repreenda o seu companheiro e não leve pecado sobre si mesmo.”

Não se vingue nem guarde raiva contra os filhos do seu povo; ame o seu próximo como a si mesmo”

Todas as recomendações acima nos conectam com quem convive conosco de modo construtivo, boas atitudes nos  levam à aproximação, as boas línguas também faz nos agregar.

O caminho para sermos santos é o que Rabi Akiva considera o mandamento de ouro de todo o judaísmo: “Ame o próximo como a si mesmo”.

Teremos uma boa chance de construir um caminho de santidade quando nos dispusermos, de verdade, a nos relacionar com os irmãos de nosso povo e com todas as pessoas de modo construtivo.  

A maneira de nos diferenciarmos não é nos afastando das relações com aqueles de quem discordamos nem nos separarmos indistintamente daqueles que não são do nosso povo, mas sim nos relacionarmos com todos igualmente.

Só espalharemos a paz pelo mundo quando deixarmos de lado as fofocas, as mentiras, os sentimentos de vingança – e nos dedicarmos a construir um mundo em que amar ao próximo como a si mesmo seja o centro de nossas vidas.

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionadas

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua São Vicente de Paulo, 659
Santa Cecília - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 17h

(11) 3824 0788

© 2017 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.