Prédica da semana

Data de publicação: 14/05/2015

Referente à 20/03

TZAV - 5775

Na parashá desta semana-Tzav, Moisés recebe a ordem Divina para orientar o irmão-Aarão a respeito de cinco tipos de korbanot, o modo de se aproximar de Deus nos tempos bíblicos. São eles:

Olá – a oferenda de elevação, Minchá – oferenda para refeição; Chatat – a oferenda pelo pecado cometido,  Asham – oferenda por culpa; Zevach Shelamim – oferenda feita pelas pessoas em nome do bem estar ou das pazes;

Depois que o segundo Templo de Jerusalém foi destruído, toda essa oferta de sacrifícios a serem queimados no altar foram substituídos por orações – e assim é até hoje em dia.

A oração tem o mesmo peso dos sacrifícios do passado e mantêm o mesmo valor de conexão com Deus – e de fato, para estes, é a conexão mais adequada ao atual nível de consciência humana, em que podemos nos conectar com Deus sem precisarmos mais recorrer a sacrifícios de animais.

Assim como a chama do altar deveria ser mantida sempre acesa, do mesmo modo a chama do judeu deve se manter sempre acesa através do estudo da Torá, da oração e da prática de boas ações, sempre com entusiasmo, de modo vivo e caloroso.

O sacrifício deixa de significar sofrimento e passa a significar conexão com Deus e com as pessoas, através do estudo das nossas fontes judaicas, da oração e, principalmente, da prática de ações que tornem a vida judaica mais significativa e o mundo ao nosso redor melhor para se viver, para todos os habitantes da Terra.

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionadas

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua São Vicente de Paulo, 659
Santa Cecília - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 17h

(11) 3824 0788

© 2017 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.