Ginástica Artística

Data de publicação: 04/04/2014

A Ginástica Artística, denominada anteriormente por Ginástica Olímpica, é uma modalidade que desenvolve de forma íntegra o aspecto físico, psicológico e social do aluno, através de atividades propostas nos aparelhos: Solo, Salto e Trave de Equilíbrio.

As principais capacidades físicas trabalhadas nesse esporte são força e flexibilidade. Além disso, desenvolve-se também a coordenação motora e equilíbrio.

Em relação ao aspecto psicológico, a Ginástica Artística auxilia na coragem e na autoestima do aluno, pois o mesmo aprende a vencer seus medos através de desafios físicos durante as aulas, percebendo que é capaz de realizá-los com força de vontade e determinação.

Por ser um esporte individual, a inclusão na modalidade é bem acessível, uma vez que cada criança possui facilidade na realização de alguns movimentos e dificuldade em outros. O desempenho depende de cada um, porém, os alunos conseguem identificar suas próprias qualidades e limites, assim como os dos demais colegas, surgindo uma forte relação de respeito entre todos.

No contexto esportivo escolar, a Ginástica Artística mostra-se importante pois desenvolve aspectos motores que serão trabalhados em outras modalidades, coletivas ou individuais, pois há uma forte exploração do repertório motor durante o treinamento. 

Paula de Toledo Cardoso
Educadora Física - CREF 101719G/SP

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionadas

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua São Vicente de Paulo, 659
Santa Cecília - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 17h

(11) 3824 0788

© 2017 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.