Purim

Data de publicação: 21/12/2009

Brincando de melech e malka, ao som de raashanim

Descrição da festa

A história de Purim encontra-se na Meguilat Esther, o livro de Esther, no Tanach. A leitura desta faz parte da tradição da festa de Purim e pode ser ouvida, em cerimônia festiva, na sinagoga e em demais comemorações coletivas. Esta festa é celebrada no décimo quarto dia do mês de adar. Não se sabe exatamente a data dos fatos descritos na Meguila. Há, ainda, a hipótese de ser uma história narrada com elementos típicos do século 5 a E.C. na Pérsia.

* O aspecto religioso

Precede a festa, um dia de jejum, chamado Taanit Esther (Jejum de Esther), como recordação do perigo de vida que correram os judeus. O traço distintivo do ofício religioso de Purim é a leitura de Meguilat Esther e a oração de agradecimento de Purim, pela milagrosa derrota de Haman. Lê-se, também, o capítulo do Êxodo, que relata a luta contra os amalequitas, pois Haman é citado como descendente daqueles inimigos de Israel.

Na sinagoga, desenrolamos a Meguila e a dobramos em quatro, imitando a carta que Mordechai enviou a todas as províncias proclamando, pela primeira vez, a festa de Purim, na Pérsia (Meguilat Esther – cap. 9, 28, vers. 9, 29). A partir do terceiro capítulo, sempre que se anuncia o nome de Haman, as crianças tocam o raashan em sinal de indignação. Mordechai convidou os judeus a darem esmola aos pobres e, hoje em dia, na véspera de Purim, isto ainda este costume ainda é preservado.

Conceitos importantes

oznei Haman: doce típico de Puri
Purim: Nome da festa, (sorteio(s))
chag Purim sameach: Feliz festa de Purim!
raashan: reco-reco
Shushan, habira: Shushan, a capital
armon: palácio
matanot laevionim: presentes a desfavorecidos
massecha/ot: máscara(s)
mishte; seudat Purim: refeição festiva
tachposset/ot: fantasia(s)
mishloach manot: envio de porções
meguilat Esther: rolo de Esther

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionadas

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua São Vicente de Paulo, 659
Santa Cecília - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 17h

(11) 3824 0788

© 2017 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.