Concepção da área de Estudos Judaicos

Data de publicação: 15/12/2009

A partir das transformações sócioeconômicas, culturais e tecnológicas ocorridas na virada do século XXI, a Nova Escola Judaica confronta-se com novos paradigmas.

A educação judaica deverá buscar caminhos que respondam aos novos desafios e pressupõe a ideia de desenvolvimento das pessoas a partir do legado transmitido de geração a geração. Entendemos Judaísmo como uma concepção de mundo e uma vivência cultural a ser ressignificada continuamente. Para tanto, a missão da Nova Escola Judaica é formar as próximas gerações de judeus visando o fortalecimento da identidade judaica de nossos alunos e a continuidade do Judaísmo: reconhecer, compreender e interpretar a complexidade e particularidade como aspectos necessários do viver judaico.

A escola judaica tem a especificidade de ser uma das principais fontes de transmissão do legado judaico, de forma sistematizada e organizada por profissionais de educação associando conhecimento e metodologia. Os princípios que norteiam a Nova Escola asseguram o respeito à diversidade e pluralidade em um ambiente aberto à comunidade, tendo como base os valores judaicos relacionados com as diferenças culturais, étnicas, biofísicas e cognitivas.

A escola está comprometida com a educação judaica de forma que a história, tradição, cultura, filosofia, língua e valores sejam transmitidos e interpretados pelos alunos. É fundamental que a prática e o conhecimento sejam inseparáveis. A relação entre vivência e compreensão, entre continuidade e renovação devem contribuir para o aperfeiçoamento e a transformação da vida de nossos alunos e da sociedade – Tikun Atzmi, Tikun Olam. Nosso objetivo é desenvolver o sentimento de pertencer à comunidade, ao povo judeu e ao Estado de Israel.

Tomando como base os princípios acima citados e com a meta de formar alunos comprometidos com a cultura judaica e universal, tendo senso crítico e uma base sólida nas suas tradições e costumes, apresentamos uma proposta curricular pautada nas seguintes disciplinas:

  • Língua Hebraica
  • Horaat Israel (Ensino de Israel)
  • V.T.J. ( Valores e Tradições Judaicas)
  • Tanach (Bíblia)
  • História Judaica

Entendemos ainda que os conhecimentos desenvolvidos nestas disciplinas são considerados estruturantes para a leitura de mundo. Este currículo também propicia e garante as manifestações de práticas religiosas. Buscamos promover a apreensão e integração das várias formas de conhecimento humano, visando superar a fragmentação do saber.

Esta proposta curricular é assegurada também pela criação de um ambiente judaico que visa proporcionar um trabalho integrado com as demais áreas, reforçando a difusão e a abordagem dos valores judaicos em toda a escola, a fim de atender às necessidades dos alunos interpretadas pelos educadores.

Esta concepção tem como objetivo garantir aos alunos sua participação ativa na comunidade judaica, a permitir a compreensão do significado de ser judeu e ainda assegurar sua interação e diálogo com a comunidade e a sociedade maior.

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionadas

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua São Vicente de Paulo, 659
Santa Cecília - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 17h

(11) 3824 0788

© 2017 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.