Educação Infantil

Data de publicação: 15/12/2009

O ciclo da Educação Infantil caracteriza-se por ser o momento de inserção da criança no universo escolar. É função da escola acolher as crianças em suas necessidades individuais e, ao mesmo tempo, inseri-las no coletivo.

Favorecemos as interações sociais, possibilitando o estabelecimento de laços afetivos, o que contribui para o reconhecimento de si e do outro e estimula o convívio e respeito às diferenças. Com o intuito de propiciar ao aluno maior segurança, criamos condições para que esse processo de troca e de envolvimento social aconteça de maneira progressiva.

Brincar, cuidar de si mesmo e dos outros e aprender são os pilares essenciais que embasam nossa prática. O brincar está presente no dia a dia escolar e, à medida que os alunos brincam, desenvolvem papéis e enredos construídos individual e coletivamente. Ao brincar, a criança imita, imagina, representa e comunica, com ações, a maneira como compreende a realidade. Para tal, proporcionamos ambientes enriquecedores, instigantes e desafiadores para que a criança avance em suas aprendizagens e construa seu pensamento.

Tanto o cuidar quanto o educar são necessários para o desenvolvimento das crianças em suas diferentes dimensões - física, cognitiva, afetiva e social. Assim, os alunos são incentivados a cuidar de si, dos outros, de seus pertences, do espaço e das relações que se estabelecem. Estas vivências são fundamentais para que os alunos construam a autonomia necessária para a tomada de decisões e para o futuro exercício da cidadania.

As rotinas são organizadas por meio de atividades permanentes - roda de história, momentos de livre escolha, artes -, sequências de atividades e projetos interdisciplinares, literários, entre outros, propiciando aprendizagens significativas, isto é, desenvolvendo o olhar curioso, o questionamento, a pesquisa, o confronto com outros saberes, vivenciando os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento e a formação pessoal e social. A escolha se dá pela crença na criança "coprodutora" de cultura e no educador sensível que, ao ouvir atentamente as questões, seleciona assuntos, concretiza pesquisas referentes às buscas dos alunos e as aprofundam nos projetos junto ao grupo.

A cultura judaica é fonte de conhecimento e valores e proporciona ligação afetiva com a tradição milenar, bem como amplia a visão de mundo do nosso aluno. Os projetos de pesquisa e as festas judaicas são considerados como "um vir a ser", uma construção coletiva feita no cotidiano escolar, a partir dos interesses, necessidades e dos objetivos didático a serem desenvolvidos em cada faixa etária, integrando as múltiplas linguagens expressivas.

Contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos é tarefa exigente e complexa: começa pelo tempo de conhecer a criança e segue por alimentar uma atitude de curiosidade pelo mundo, em busca de uma formação cultural ampla. Nesta tarefa, vemos os pais como nossos parceiros e oportunizamos a participação das famílias em atividades integradoras, reuniões individuais e coletivas e demais eventos do colégio.

A partir do Infantil 4, ampliamos a permanência dos alunos, oferecendo, às segundas e quartas, no período da tarde, outras situações desafiadoras para a conquista de autonomia e de habilidades específicas e para o aprendizado contínuo e integrado com oficinas de arte, jogos de tabuleiro, leitura, lego, movimento e dança israeli.

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionadas

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua São Vicente de Paulo, 659
Santa Cecília - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 17h

(11) 3824 0788

© 2017 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.