Ciclo de Alfabetização - 1º e 2º anos

Data de publicação: 19/03/2012

O ciclo de alfabetização caracteriza a entrada da criança no Ensino Fundamental. Reúne crianças que completam 6 e 7 anos, que darão início ao processo de sistematização e maior formalização das aprendizagens.

Nessa fase, é primordial a conquista da habilidade da leitura, da escrita, do cálculo e da resolução de problemas. No entanto, esses processos não são únicos e isolados. A alfabetização e o aprimoramento linguístico ocorrem aliados aos estudos e às práticas das diversas expressões e áreas do conhecimento.

Nessa etapa da escolarização, as situações de aprendizagem estão voltadas para o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de fazer escolhas e elaborar conclusões. Compreendemos que, nesse momento, os alunos já são capazes de se mobilizar para os estudos, assumindo gradualmente uma atitude de maior organização, concentração e responsabilidade coletiva e pessoal. Ao mesmo tempo, têm na brincadeira, os elementos essenciais para se desenvolverem de modo integral e integrado, em seus aspectos físicos, sociais, emocionais, culturais e cognitivos. Respeitando essas necessidades e características da faixa etária, equilibramos o cotidiano escolar, de modo que as crianças tenham tempo e espaço para aprender, para brincar e para estudar.

O aprender de si, do outro e do mundo acontece nas interações com outras crianças, em situações organizadas de ensino, mediadas pelos professores. As turmas heterogêneas e a organização dos alunos para o trabalho coletivo e em duplas propiciam a troca de saberes e experiências. Enquanto brincam e compartilham conteúdos e conhecimentos específicos, aprendem a respeitar a diversidade e a lidar com as divergências, num exercício constante de convivência.

As disciplinas estão a serviço dos principais eixos de trabalho: a aquisição da leitura, da escrita e da matemática; o aprender a aprender; a compreensão do ambiente natural e social, das tecnologias, das artes e dos valores éticos, humanos e culturais.O trabalho da área judaica  tem como objetivo o maior fortalecimento da identidade judaica por meio das vivências das tradições caracterizadas pela dança, língua, literatura e as diversas formas de expressão. Neste ciclo, inicia-se o processo de alfabetização em língua hebraica, que é considerada um dos elementos que promove a unidade do povo judeu e neste sentido é a base da expressão cultural judaica. Este trabalho inicia-se na Educação Infantil quando os alunos começam a conhecer as primeiras estruturas, pois acreditamos que seja necessário desenvolver um vocabulário oral sólido que será a base para a alfabetização, objetivando uma escrita e leitura conscientes e funcionais. Inicia-se a estruturação da língua a partir da alfabetização. Os alunos têm o primeiro contato com as histórias do Tanach, contadas oralmente, o que proporciona desenvolver os sentimentos de pertinência e identificação com a religião judaica, além de ampliar as ideias sobre as relações humanas.

A participação nos projetos interdisciplinares dá-se por meio de oficinas de aprimoramento das linguagens e expressões. Nessas oficinas, os alunos trabalham em subgrupos mesclados entre as classes.

Eixos Norteadores

1º ano - Alfabetização, letramento e vínculo com o conhecimento.

Construir uma imagem positiva de si enquanto aprendiz.

Adquirir atitudes e procedimentos para o estudo, criar uma rotina para realização de tarefas e se organizar com novos materiais.

Conhecer a si e aos outros, percebendo-se enquanto ser inserido num contexto coletivo e cultural, acolher semelhanças e diferenças com respeito e estabelecer trocas com seus pares tanto ao brincar quanto ao estudar.

Fazer uso da fala para comunicar-se com crescente desenvoltura, em diversos contextos, com colegas, professores e outros interlocutores, em língua portuguesa, hebraica e inglesa.

  • Fortalecer o interesse pela leitura e pela escrita, perceber a função social e iniciar o processo de alfabetização na língua materna.
  • Adquirir noções sobre números e cálculo.
  • Reconhecer-se como ser integrante da natureza e seus ambientes.
  • Aproximar-se da tecnologia digital como ferramenta para buscar conhecimentos.
  • Aprimorar noções sobre as linguagens: plástica, corporal e musical e ampliar recursos para brincar, expressar ideias, conhecimentos, imaginação e emoções.
  • Desenvolver a língua hebraica como elemento de referência cultural para a formação da identidade judaica.
  • Conhecer os valores mais significativos e a história de cada celebração,  costumes e tradições judaicas e entrar em contato com as histórias do Tanach relacionando esses conhecimentos às vivências cotidianas.
  • Cultivar o prazer pela aprendizagem da língua inglesa e desenvolver a oralidade como meio de comunicação.

2º ano - Maior apropriação da leitura e escrita e desenvolvimento de posturas e procedimentos de estudo.

Comunicar-se oralmente adequando a fala aos seus propósitos.

Adquirir maior desenvoltura e proficiência para ler e escrever, compreendendo e produzindo textos com características próprias de cada gênero textual.

Refletir sobre o uso da língua e da ortografia.

Iniciar o processo de alfabetização (sistematização) na língua hebraica e na língua inglesa em leitura e escrita.

Tornar-se cada vez mais autônomo e comprometido com a organização pessoal e aprendizagem, ampliar a concentração e a dedicação para estudar em casa e na escola.
Descobrir gradativamente, as potencialidades físicas, cognitivas e sócio afetivas.
Perceber-se como sujeito social, reconhecer as regras coletivas e demonstrar atitudes de cooperação, respeito e responsabilidade perante as escolhas de grupo.
Manter o interesse, a curiosidade e o envolvimento com a aprendizagem e buscar meios para compreender e ampliar noções sobre as ciências naturais e sociais, sobre os números e o cálculo.

Adquirir e fazer uso de meios básicos tecnológicos como ferramenta para pesquisar, escrever e desenvolver o raciocínio lógico.

Ampliar noções e recursos de representação nas linguagens plástica, corporal, musical para criar, brincar, imaginar, expressar ideias, sentimentos e conhecimentos.

Ampliar o rol de valores contidos nas histórias do Tanach e nas celebrações.  Identificar esses valores nas atitudes das personagens comparando-os às vivências da realidade próxima.

Iniciar o processo de leitura e escrita na língua inglesa por meio de vivências relacionadas a diferentes situações/contextos.

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionadas

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua São Vicente de Paulo, 659
Santa Cecília - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 17h

(11) 3824 0788

© 2017 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.