LSS (Learning Skills for Science)

Data de publicação: 04/03/2011

Em nossa escola, a área de Ciências da Natureza tem como eixo central a construção de alicerces na aprendizagem significativa, cujas evidências sejam aplicáveis em todos os setores da vida. Trabalhamos com os conteúdos carregados de intencionalidade educativa construídos através de habilidades e atitudes. Dentro dessa perspectiva, estamos estudando a aplicação do método LSS (Learning Skills for Science) do 6º.ano do Fundamental à 2º. série do Ensino Médio.   Há um maior número de atividades planejadas para o 6º. ano e nos projetos de iniciação científica (9º.s anos) e monográfico (Ensino Médio). Nas demais séries, a aplicação será mais gradual, começando pelos conteúdos nucleares.

Nossa intenção é informar periodicamente os avanços obtidos com a aplicação do material.

Fazemos aqui uma breve descrição das linhas gerais do método e de algumas atividades aplicadas no final do mês de janeiro e fevereiro do corrente ano.

a) Linhas gerais do método.

O projeto LSS propõe uma resignificação dos conteúdos curriculares integrando competências e habilidades para aprendizagem de ciências, e apontando a necessidade da participação do aluno como sujeito ativo na aprendizagem. Para isso se priorizam as competências relacionadas com os procedimentos de investigação como: formular perguntas investigativas; resolver situações problema e pensar de forma reflexiva, conforme esquema abaixo:

 

O programa integra habilidades para a aprendizagem de ciências, categorizadas em seis áreas: 

Área 1 - Recuperação de informações: encontrar ou extrair informações de onde ela está armazenada.

Esta área de habilidade propõe estratégias para que os alunos obtenham informações de diferentes tipos de bases de dados. 

As atividades dessa área relacionam cinco aspectos de recuperação de informação:

a) Métodos de armazenamento e recuperação de informações;
b) Biblioteca;
c) Livros científicos;
d) Revistas/jornais científicos;
e) Internet

Área 2 - Ouvir e observar:

Desenvolver habilidades de observação e de escuta ativa durante diferentes tipos de apresentação.

Para esse processo se efetivar é necessário que o aluno esteja ativo, resumindo, registrando e documentando as informações.

Área 3 - Leitura científica:

Familiarizar-se com a estrutura e o estilo da escrita dos artigos de divulgação científica (populares) e científicos para classificação e seleção.

Adquirir técnicas para a leitura crítica a partir de textos científicos.

Área 4 - Representação de dados:

Para o trabalho científico é de suma importância a utilização das representações visuais em forma de tabelas e figuras. Com isso o trabalho é pautado na significação dessas representações, organizando e interpretando os dados.

Área 5 - Escrita científica:

Para escrever cientificamente o primeiro passo é entender a estrutura e os componentes dos artigos científicos. Feito esse reconhecimento, é importante praticar, escrevendo resumos, relatórios e artigos para sintetizar informações provenientes de diferentes fontes. Há também a necessidade de conhecer a formatação das bibliografias.

Área 6 - Apresentação do conhecimento

Nesse ponto o aluno deve ter adquirido repertório através do exercício das áreas anteriores para difundir o conhecimento. Essa difusão poderá ser feita por apresentações orais, multimidias ou cartazes.

b) Diferenciais da metodologia

  • Atividades aplicáveis a quase todos os tópicos científicos.

  • Conhecimento em espiral

Os conteúdos podem ser apresentados em diferentes níveis de aprofundamento durante as etapas de aprendizagem, de maneira que os estudantes tenham a oportunidade de praticar estas estratégias diversas vezes no decorrer de seus estudos, refinando suas competências.

  • Modularidade e flexibilidade

O professor pode planejar um esquema de trabalho progressivo através de cada área de habilidade ou escolher atividades de acordo com as reais necessidades dos alunos, o tempo disponível e com o nível de complexidade exigido.

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