I ECO-RENA

Data de publicação: 05/07/2011

Gincana sócio-esportiva-ambiental

REGULAMENTO

RENASCENÇA através do DEF-RENA e com apoio da Coordenação de Segmento do Fundamental 2 e da Coordenação de Ciências instituem a I ECO-RENA (Gincana sócio-esportiva-ambiental), que será regida pelo seguinte regulamento:

CAPÍTULO I

DOS OBJETIVOS E TEMA

Art. 1º - A I ECO-RENA  tem como objetivo principal promover a Educação Sócio-Ambiental na escola de forma a possibilitar aos alunos participantes e demais integrantes, a formação sócio-ambiental para a cidadania.

Art. 2º - A ECO-RENA terá como tema principal “O meu, o seu, o nosso... lixo”.

CAPÍTULO II

DOS PARTICIPANTES

Art. 3º - A Gincana será dirigida para os alunos do Ensino Fundamental 2- de 6º ao 9º ano devidamente matriculados.

§1º - Serão considerados integrantes da equipe, juntamente com os alunos devidamente matriculados e inscritos,  1 (um) professor sorteado, considerado patrono da turma.

§2º - Os componentes deverão ser nominados seguindo a relação nominal de classe (chamada) do presente ano letivo.

CAPÍTULO III

DA EQUIPE

Art. 4° - Cada Equipe será composta pelos alunos de seu respectivo ano/série e o professor-patrono.

§1º – A Equipe deverá eleger um Nome relacionado com o tema da gincana, o qual

Será utilizado pela Comissão Organizadora para sua identificação. Uniforme e demais itens promocionais ficam a critério da mesma, desde que respeitadas logomarcas e demais normas publicitárias.

§2º – A Equipe deverá eleger como seu representante um líder e um coordenador da equipe, sendo o líder um aluno e o coordenador o professor patrono, os quais exercerão a liderança simultaneamente, para todos os efeitos.

CAPÍTULO IV

DA DURAÇÃO

Art.5º - O lançamento da ECO-RENA acontecerá no dia 16 de maio de 2011, tendo seu encerramento previsto para o dia 30 de outubro, durante a Mostra Cultural, quando será divulgado o resultado final. O período de inscrição será de 02 de a 12 de Maio de 2011.

CAPÍTULO V

DAS TAREFAS

Art. 6° - Serão realizadas tarefas de busca, de palco, culturais, esportivas, artísticas, beneficentes e de conhecimentos gerais podendo exigir a participação de todos os inscritos em todos os níveis solicitados na ficha de inscrição.

§1º – Para cada tarefa será atribuída uma pontuação específica, assim como o prazo para

sua entrega/cumprimento.

§2º – A divulgação das tarefas será realizada pela Comissão Organizadora através do site da escola e dos painéis do 2º andar.

§3º - As tarefas serão denominadas TF (tarefas fixas), TS (tarefas sustentáveis) e TR (tarefas relâmpago).

§4º - As tarefas serão analisadas e julgadas pela Comissão Organizadora, devidamente nomeada em ato formal.

§5º - A divulgação da pontuação alcançada por cada Equipe será realizada em duas etapas: uma no final do primeiro semestre e outra somente no dia do encerramento da Gincana.

CAPÍTULO VI

DA INSCRIÇÃO

Art. 7° - A Equipe deverá proceder a sua inscrição preenchendo o Formulário de Inscrição anexo, e entregar à Ana Paula (2º andar) e/ou ao DEF-RENA (3º anda).

§1º – As inscrições serão aprovadas e homologadas pela Comissão Organizadora.

CAPÍTULO VII

DA PREMIAÇÃO

Art. 8° - Os prêmios para a I ECORENA serão concedidos para a Equipe na seguinte ordem de classificação:

1° Lugar – TROFÉU + Medalhas + DAY CAMP no Rio Selvagem ou HOPI HARI

2° Lugar – TROFÉU + Medalhas; (alguma sugestão?)

3° Lugar – TROFÉU + Medalhas.

Parágrafo Único – As demais Equipes receberão certificado de Participação.

CAPÍTULO VIII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 9° - No cerimonial de encerramento da I ECO-RENA, devido à aplicação de tarefas de palco, somente se farão presentes: os alunos inscritos, o aluno líder, o professor coordenador e o diretor da Escola.

Art. 10° - Em caso de empate será lançada tarefa adicional para as equipes que estiverem empatadas, sucessivamente, até que haja uma vencedora.

Parágrafo Único – Qualquer equipe que quiser apresentar recurso contra equipes ou tarefas apresentadas por equipe, poderá fazer desde que apresente pedido por escrito assinado pelo aluno líder e pelo professor coordenador, no máximo até 10 minutos após a divulgação do resultado. O recurso será julgado pela Comissão Organizadora.

Art. 11° - A comissão julgadora será formada por número ímpar de pessoas.

Parágrafo Único – As decisões da comissão julgadora serão irrecorríveis.

Art. 12º - A Comissão Organizadora será formada por representantes da Coordenação Geral e das Áreas do Colégio Hebraico Brasileiro Renascença.

Parágrafo Único – As decisões da comissão organizadora serão irrecorríveis.

Departamento de Educação Física e Esportes do Colégio Renascença

DEF-RENA
Uriel Soares
Coordenador DEF-RENA

DEFINIÇÃO DAS TAREFAS E PONTUAÇÃO

  • T.F. Tarefas Fixas – São tarefas de caráter contínuo. Durante o período do Eco-RENA, as equipes deverão cumpri-las, durante todo o período de aulas. Faz parte das TFs:
    • 1. Manter a sala limpa. (livros sob a mesa, papel jogado no lixo, canetas, lápis e borracha(s) organizados, etc.) – a avaliação será feita por todos os professores, em todas as aulas do dia. As anotações serão feitas em planilha específica que se localizará na “caixa de pastas” de cada sala. O cumprimento dessa tarefa não adiciona ponto, porém, seu descumprimento acarretará a perda de 2 pontos por dia, retirados da pontuação total semanal de 10 pontos.
    • 2. Contagem de copos /canecas não descartáveis utilizados pelos alunos da classe – Cada copo/caneca equivale a 1 ponto, perfazendo, no máximo 18 pontos diários.
  • T.S. Tarefas Sustentáveis – São tarefas que visam coletar alguns produtos/embalagens de material reciclável ou nocivo à saúde. (pilhas, baterias de celulares, garrafas PET, etc.). Serão realizadas em duas etapas, uma de captação e outra de expurgo dos materiais coletados. O expurgo será feito sempre nos ECOPONTOS municipais ou nos locais designados pela Comissão Organizadora.
    • A pontuação das T.S. obedecerá ao seguinte critério:

1º lugar – 500 pontos
2º lugar – 300 pontos
3º lugar - 200 pontos
4º lugar – 100 pontos
5º lugar – 75 pontos
6º lugar – 50 pontos
7º lugar – 30 pontos
8º lugar – 20 pontos
9º lugar – 15 pontos
10º lugar – 10 pontos 

  • T.R. Tarefas Relâmpago – São tarefas inusitadas e ocorrerão em dois momentos(não havendo necessidade de ocorrerem diariamente): no recreio e no horário de descanso(almoço).

A pontuação das T.R. obedecerá ao seguinte critério:
1ª equipe a cumprir a tarefa: 50 pontos
2ª equipe a cumprir a tarefa: 30 pontos
3ª equipe a cumprir a tarefa: 20 pontos

COPA RECREIO

Na primeira fase se confrontarão as equipes dos sextos anos contra as equipes dos sétimos anos, bem como as dos oitavos anos contra as dos nonos anos.

Na fase final, os dois melhores colocados de cada chave se enfrentam.

A pontuação seguirá seguinte critério:
1º colocado: 100 pontos
2º colocado: 75 pontos
3º colocado: 50 pontos
4º colocado: 30 pontos 

As modalidades contempladas serão: Futsal masculino, Basquetebol de Trio Masculino e Feminino, Queimada tradicional Mista e Handebol de quarteto misto.

No dia 30 de junho teremos a realização de uma manhã esportiva, com a realização de atividades motoras e atléticas.

Coleta de Óleo

Coleta de Pilhas

 

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