Parashat Behar

Data de publicação: 12/05/2014

Parashat Behar
 
A Parashat Behar trata das mitzvot do descanso da terra e do ano do jubileu. Uma vez a cada sete anos todos os agricultores e fazendeiros devem parar de trabalhar a terra, sabendo e reconhecendo que a terra pertence a Deus. Esta é a mitzvá de shmitá.

Uma vez a cada cinquenta anos (ou seja, depois de sete vezes de shnat shmitá - sete vezes sete) chega o ano do jubileu. Este ano é consagrado a Deus, e também é o ano em que deixamos descansar a terra (paramos de trabalhar), libertamos todos os escravos e devolvemos as propriedades de terra para as mãos de seus primeiros donos.

As mitzvot de descanso da terra estão relacionadas com a Parashá da Criação, na qual ashem descansa após o trabalho da criação. Assim como Deus descansou de toda a sua obra no sétimo dia, ordenou a seu povo descansar de todo trabalho no sétimo dia, e por isso eles devem descansar as terras de todo o trabalho no sétimo ano.

Embora o povo de Israel seja o povo escolhido, a mitzvá do shabat e a mitzvá de descansar a terra expressam valores universais extraídos da Parashá da Criação.

No entanto, a segunda mitzvá, a mitzvá do ano do jubileu, é especial na essência do povo de Israel, porque as duas mitzvot principais tratam sobre a devolução das terras para os primeiros donos e a libertação dos escravos.
 
Há situações em que uma pessoa cai em falência e precisa de ajuda. A parashá nos mostra quais são as relações econômico-sociais entre os homens. É proibido para quem dá um empréstimo cobrar juros sobre o mesmo.

O proprietário tem obrigação de libertar um escravo judeu (uma pessoa que por causa da pobreza vendeu-se à escravidão) no ano do jubileu, para enfatizar que o homem não é um bem.
 
Shabat Shalom!
Morá Denise
 
Denise Kerszkowski

 
 
 

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionadas

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua São Vicente de Paulo, 659
Santa Cecília - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 17h

(11) 3824 0788

© 2017 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.