Dança Israeli

Luciane Aksenfeld

Liron Kotler

A dança foi mencionada pela primeira vez na Bíblia no livro de Êxodus, quando Míriam pegou um timbre em sua mão e começou a dançar com as mulheres de Israel no litoral do Mar Vermelho. Desde então, a dança sempre fez parte da alma coletiva judaica. Pela tradição, a dança servia como uma forma de celebração de vitórias militares, festivais, colheitas, casamentos, ou simplesmente para celebrar a alegria da vida.

A dança folclórica em Israel surgiu como uma fusão entre os estilos de dança étnica judaica e não-judaica de diversas partes do mundo. Enquanto em outros países a dança folclórica é estimulada para preservar velhas tradições, em Israel é uma arte recém-desenvolvida que se tornou independente baseando-se em fontes históricas modernas.

O momento decisivo no desenvolvimento da dança israelense ocorreu no 1º Festival de Dança Folclórica, em 1944, realizado no KibutzDália, quando se constatou que não existiam danças locais que refletissem a ideologia de um povo retornando à sua própria terra.

Com o passar dos anos e a constante peregrinação do povo judeu na diáspora, a dança israelita recebeu diversas influências étnicas.

A comunidade judaica em geral dança em todas as ocasiões possíveis como nas festas de casamento, Bat e Bar-Mitzvas (maioridade religiosa dos jovens) e festas temáticas comemorativas.

Aqui no Colégio Renascença o movimento de danças israelenses é chamado de Dorot que em hebraico, significa “gerações”.

A cada ano que passa uma nova experiência! Grupos que,se formam de acordo com a faixa etária, renovação constante e crescimento notório! O amor pela dança israelense, é uma meio de expressar a identidade judaica, nossas raízes, história, cultura e tradição, herança transmitida de geração em geração.

Os grupos de dança participam de grandes eventos ao longo do ano: mostra de dança, apresentações em entidades filantrópicas, festivais em São Paulo e outros Estados,  atividades de integração dos dançarinos e de grande Show realizado ao final de cada ano letivo. 

Venha participar das lehakot do Colégio Renascença!

Matrículas abertas na secretaria

Comunicação | Notícias da Dança

Colégio Renascença

Rua São Vicente de Paulo, 659
Santa Cecília - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 17h

(11) 3824 0788

© 2017 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.