Acharei mot e Kedoshim - 5774
Há inúmeros mandamentos na Torá, alguns “sims” e muito mais “nãos” nesta leitura, mas três versículos chamam a atenção; eles nos fazem santos não por nos separar, mas sim por nos conectar com quem vive conosco:
“Não ande com fofocas entre o seu povo; não seja indiferente quando o seu próximo estiver em perigo.”
“Não odeie o seu irmão em seu coração; repreenda o seu companheiro e não leve pecado sobre si mesmo.”
“Não se vingue nem guarde raiva contra os filhos do seu povo; ame o seu próximo como a si mesmo”
Todas as recomendações acima nos conectam com quem convive conosco de modo construtivo, boas atitudes nos levam à aproximação, as boas línguas também faz nos agregar.
O caminho para sermos santos é o que Rabi Akiva considera o mandamento de ouro de todo o judaísmo: “Ame o próximo como a si mesmo”.
Teremos uma boa chance de construir um caminho de santidade quando nos dispusermos, de verdade, a nos relacionar com os irmãos de nosso povo e com todas as pessoas de modo construtivo.
A maneira de nos diferenciarmos não é nos afastando das relações com aqueles de quem discordamos nem nos separarmos indistintamente daqueles que não são do nosso povo, mas sim nos relacionarmos com todos igualmente.
Só espalharemos a paz pelo mundo quando deixarmos de lado as fofocas, as mentiras, os sentimentos de vingança – e nos dedicarmos a construir um mundo em que amar ao próximo como a si mesmo seja o centro de nossas vidas.
Rua Prof. Walter Lerner, 315
(antiga Rua Inhaúma)
Barra Funda - São Paulo, SP
Segunda a sexta, das 8h às 17h
© 2022 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.