Educação Infantil

Data de publicação: 30/04/2020

São Paulo, 30 de abril de 2020.

Prezados pais de alunos da Educação Infantil,

Esperamos que estejam todos bem e com saúde. Sentimos saudades dos nossos alunos e também do contato mais próximo com vocês.

Seguindo as determinações de distanciamento social que ainda vigoram no Estado de São Paulo, estaremos de volta na próxima segunda-feira (4/5) com atividades não presenciais. 

O dia a dia da escola, com toda a sua complexidade, é de uma riqueza sem igual e nada o substitui por completo; envolve socialização, interação, convívio social, descobertas individuais e coletivas e tudo isso permeado por muita afetividade, especialmente para os alunos da Educação Infantil. Nossa equipe está engajada e, como sempre, aberta a mudanças e adaptações da prática com todo o empenho.

Caminhamos, agora, para um segundo momento, que é justamente de aperfeiçoamento do trabalho que vinha sendo realizado antes de abril. Para tanto, contamos com a parceria e colaboração de cada um de vocês. Nosso objetivo é seguir com o nosso projeto pedagógico e colocar ênfase nas relações entre professores e alunos, bem como abrir um canal de conversa entre corpo docente e coordenação com os pais, e de continuar as propostas para que as crianças se desenvolvam da melhor maneira possível.

Seguem abaixo orientações: 

1. Interação professores e alunos:

Enquanto não retornarmos à normalidade social, manteremos os momentos de propostas remotas que acontecerão da seguinte forma: 

  • Continuaremos com as atividades e propostas postadas diariamente no portal, que podem ser realizadas no momento mais conveniente para a família (sendo três propostas disponibilizadas pelas morot e uma por professor especialista).
  • Utilizaremos a plataforma Zoom. A partir do dia 11/5, teremos dois momentos diários com a classe dividida, onde crianças e morot terão oportunidade de interagir, reconstruindo o vínculo afetivo e o desejo de aprender. A duração destes encontros será adequada de acordo com a faixa etária (a princípio 20 minutos cada). Portanto, cada aluno terá 2 momentos diários de interação com a morá. Os links e horários serão enviados em breve.
  • Teremos algumas "lives" com professores especialistas que ocorrerão no período da tarde para nos aproximar ainda mais das crianças.
  • No devido momento, implementaremos o uso da plataforma Padlet, um mural interativo por classe para troca de experiências e postagem de atividades realizadas pelos alunos. 

2. Presença nos encontros virtuais e execução das atividades

Destacamos a importância da presença e participação dos alunos nas atividades para estabelecer a rotina diária, retomar o contato com as morot e amigos, além de dar continuidade ao processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para tanto, é essencial que a família e a escola estejam alinhadas nessa tarefa.

Entendemos que cada família tem necessidades diferentes (pais que trabalham, às vezes mais de um filho, entre outras), porém, neste momento, é necessário olharmos para a continuidade do desenvolvimento das crianças, assim como entendemos a adequação gradativa de cada família.

Todas as atividades estão sendo elaboradas para estimular o desenvolvimento das crianças, considerando suas habilidades e competências. Ressaltamos que elas precisarão do auxílio de um adulto para participação nas atividades. Informaremos com antecedência os materiais que serão necessários para o desenvolvimento das atividades, ressaltando o cuidado que teremos para que sejam itens facilmente encontrados em casa.

Sabemos do desafio que essa organização exige e esperamos poder auxiliar cada família com as necessidades que surgirem.  


3. Relacionamento família-escola

A distância física deixa muita saudade e muitas incertezas, porém gostaríamos de destacar o quanto isso pode ser observado em outra perspectiva pelas famílias, uma vez que nunca tivemos tão dentro da casa de cada um de vocês! Nossos professores estarão na tela dos computadores interagindo com seus filhos, ensinando, debatendo e compartilhando experiências e afetos.

Para que a nossa comunicação fique ainda mais próxima, abriremos alguns canais de interação com as famílias cujo calendário será enviado em breve:

  • Encontros da coordenação com  pais, divididos por turmas,  para acolher, ouvir e trocar experiências.
  • Professores polivalentes, no atendimento individual com pais e crianças. As conversas serão agendadas previamente de acordo com a necessidade das famílias.
  • Reuniões periódicas com os pais representantes, para atender e encaminhar as demandas necessárias, alinhando e adequando os caminhos.

Esta nova fase de interação começará a vigorar a partir do dia 11/5. Até lá teremos atividades postadas no portal como vínhamos fazendo até então.


4. Sobre as rotinas

A construção de rotinas diárias oferecem segurança para as crianças e as ajudam na volta às aulas. Seguem algumas orientações básicas para auxiliar no dia a dia:

- Construa um quadro de rotina diário ou semanal com seu filho (a rotina previamente estabelecida, mesmo que passível de mudanças, traz segurança e organiza o indivíduo). Neste quadro, considere:

- Momentos onde as crianças brinquem sozinhas, façam as atividades da escola, ajudem o quanto possível na organização da casa.

- Reserve também momentos de brincar com os pais, outros em que os pais estão trabalhando e a criança faça atividades com certa autonomia.

- Estabeleça momentos de refeições com a família, hora do banho, de contar uma história e situações que a família possa conversar sobre assuntos diversos.

- Estas propostas podem estar distribuídas durante a semana e combinadas com as crianças. É interessante que o quadro de rotina seja montado com imagens para que as crianças possam se organizar apenas pelo apoio visual.

- Organize um espaço para a criança realizar as atividades com material adequado. 

Lembramos que todo esse processo acontecerá gradativamente e passará por avaliação durante o percurso, pois são  situações novas para todos. É possível que vocês fiquem em dúvida sobre a aprendizagem em casa. Entrem em contato com a coordenação ou morot para mais orientações. Sejam pacientes e priorizem uma transição serena. Quanto mais tranquilo para vocês, mais fácil será para seu filho. Assim, vamos construindo o caminho mais adequado para cada faixa etária.

Nossos canais continuarão abertos para solucionar dúvidas e acolher questões que surjam no meio do caminho. O contato pode ser realizado de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h, nos seguintes números: 3181-7001 ou 3824-0788.


Finalizando, lembramos que os momentos de crise são, no geral, muito desafiadores e, por isso mesmo, de crescimento. Nossas crianças têm o privilégio de terem cuidados e podem passar por esse momento de forma mais assistida tanto pelas suas famílias quanto pela escola. Use o tempo extra para cuidar uns dos outros e aprender juntos. Vocês descobrirão coisas incríveis.  Isso vai passar e nossa parceria sairá fortalecida! Contem com a nossa parceria de sempre!

Preparamos um vídeo para vocês! Cliquem aqui para acessá-lo.

Estamos à disposição.

Atenciosamente,
Coordenação da Educação Infantil e Direção


Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionados


{{galery.descricao}}

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

Colégio Renascença

Rua Inhaúma, 315
Barra Funda - São Paulo, SP

Atendimento

Segunda a sexta, das 8h às 17h

(11) 3824 0788
(11) 3181 7001

© 2020 - Colégio Renascença | Todos os direitos reservados.